Ficha Técnica

Olá, modelista! Tudo bem?
Já ouviu falar em ficha técnica?
Nesse post, vou te explicar a importância dessa instrumento de comunicação indispensável entre a modelista e a produção.

Toda modelagem começa com uma ficha técnica que gosto de chamar de “pré” ficha, pois ela é construída aos poucos.
Mas de modo geral, podemos dizer que a ficha técnica é o contrato da roupa. Nela deve constar as informações necessárias igual um contrato que você conhece. Informações sobre o tecido, quantidade e tipos de aviamentos, rendimento da peça e demais detalhes. Ela vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro porque compila em um só lugar as informações necessárias sobre a peça. O desenho técnico sinaliza as informações cruciais para a costura, detalhes e acabamentos. A ficha técnica por exemplo, sinaliza onde vai a etiqueta de composição e marca, para estabelecer um padrão. Vale ressaltar: toda modelagem precisa obrigatoriamente de uma ficha técnica para acompanhar a peça piloto na produção. É um documento que integra todos profissionais que participam do processo, além de controlar a qualidade e custo da peça, minimizando erros e falhas de comunicação.

“Mas Gi, quem deve receber a ficha técnica?”
Todo mundo envolvido no processo, inclusive o corte. Desde o corte até a produção, deve ter acesso a ela.

Quando um cliente compra uma modelagem conosco aqui no Modelista de Moda, dentro do serviço está incluso a ficha técnica, e não há possibilidade de trabalharmos sem. Conheço diversas profissionais que não incluem a ficha, mas eu sinceramente não consigo entender como modelagem e ficha técnica pode se separar. Não tem como não oferecer isso junto. Frequentemente recebo clientes em minha Private Label que já têm as suas modelagens, e não tem a ficha técnica ou estão muito incompletas. Acredite é bem comum.

Dica MDM:
Uma dupla imbatível é a peça piloto + ficha técnica. Pode acreditar, se você tiver isso, evitará muitos erros e irá economizar dinheiro e poupar muita dor de cabeça. Pega essa dica: coloque a ficha técnica em um envelope plástico, fure ambos e prenda-os na peça piloto com um lacre (pode ser na etiqueta da marca para não cair) assim não haverá esse risco deles se separarem.

Espero que tenhas gostado do post 😉

Um Beijo!

Gi Passarela

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *