Olá, modelista!
Quais as informações que todo molde obrigatoriamente deve conter, você sabe quais são?
Pode parecer besteira, mas o molde precisa ser sinalizado com diversas informações para que sejam identificados diversos detalhes cruciais, especialmente no corte.
Basicamente o molde precisa ter 6 informações:
1. Nome do molde
2. Tamanho do molde
3. Referência do molde
4. Quantidade de partes
5. Sentido do fio
6. Data e assinatura
Agora vou explicar a importância de cada um:
Nome Do Molde
Tem a função de nomear as partes da modelagem que compõe um determinado modelo (ex.: manga, gola, frente, etc). A importância disso é a pessoa do corte ou até mesmo você quando for organizar seus moldes manuais, saber de qual parte aquela peça é. Em um mar de papéis fica difícil adivinhar o que é o que. Vale o mesmo para o molde digital.
Tamanho Do Molde
Tem a função de determinar o tamanho da modelagem. Pode ser representado através de número ou letra. Ex.: 38 ou P. Todo pequeno pedaço de molde deve conter essa informação.
Referência Do Modelo
Código numérico ou nome que tem a função de identificar o modelo, coleção, ano e estação. Este número poderá ser utilizado no processo de criação e comercialização do modelo. Geralmente também está sinalizado na ficha técnica.
Quantidade De Partes
Normalmente representado pela letra X, tem a função de determinar a quantidade e número de vezes que aquele molde deverá ser cortado no tecido. Ex.: 1X, 2X, 3X, 4X, etc.
É uma informação indispensável para não ter problemas.
Sentido Do Fio
Sentido do urdume (tecido plano) e/ou colunas (para malhas). É identificado por uma seta reta, que é desenhada em toda a extensão do molde. Tem a função de demonstrar corretamente qual a posição que o molde deve ser colocado sobre o tecido em relação à ourela. Ourela é a “bordinha” do tecido, onde tem um acabamento geralmente de outra cor, para evitar que o tecido desfie.
Data E Assinatura
Deve ter o registro com a quantidade de partes que fazem parte daquele modelo. Estes cuidados e informações buscam assegurar a qualidade do molde, além de resguardar o modelista de qualquer eventualidade que possa acontecer na produção.
Espero que aproveite bastante esse conhecimento 😉
Beijinho,